quinta-feira, 28 de julho de 2011
UHUL! Mais uma entrevista! Faz tempinho que não rolava entrevista aqui no blog, mas hoje voltamos para a coluna com Chave de Ouro! Entrevista com Nanuka Andrade, autor do livro CAMUNDO

1-Quando começou essa sua paixão por livros?E por escrevê-los ?
Caio, tudo bom? Primeiramente, obrigado pela oportunidade!
 Bom, desde pequeno frequentei bibliotecas, fora e dentro de casa, pois meus pais eram sócios do antigo Círculo do Livro. O convívio nestes ambientes tornou a leitura um hábito em pouco tempo. Como também gostava de criar minhas próprias histórias, não foi difícil surgir o interesse pela escrita. Bastou pegar uma folha de sulfite, dobrar ao meio, e lá tinha o meu livrinho! Ah, sim. Minha mãe sempre disse que foi a primeira a datilografar uma história minha, chamada “Viagem ao Desconhecido”, quando tinha apenas dez anos! (risos).

2-Todos nós temos algum tipo de influência, você teve influencia de alguém por esse amor aos livros e por escrever?
 Fui fortemente influenciado por minha mãe, que gostava muito de ler, mas também por  grandes autores, como Ganymédes José, Monteiro Lobato, Jack London, Lewis Carroll, e Robert L. Stevenson.

3-Como foi o processo de enviar o original para as Editoras?!
Em 2008, enviei o original para uma editora do Rio Grande do Sul. Aconteceu que o editor-assistente se desligou da casa, e pediu para que levasse o manuscrito para outras editoras. Sou muito agradecido pelo empenho dele, mas por um longo tempo não conseguimos resposta de nenhuma delas. Em 2011, porém, tive contato com mais algumas, mas foi através do contato que tive com a Fabiana Andrade, que consegui espaço para a análise do original na Editora Underworld.

4-De onde veio a idéia de escrever um livro? E a história de “Camundo”?De onde surgiu?
 Sempre quis escrever um livro. Antes de “O desenho e a sombra”, criei outras duas histórias. Mas o “Camundo” surgiu em 2004, quando assistia a um seriado chamado “Early Edition”. Na história, um sujeito recebia misteriosamente o jornal do dia seguinte, e saía correndo para impedir acidentes e outras coisas terríveis. Achei que poderia ser uma história interessante,  e foi aí que comecei  a escrever.

5-Você se identifica com algum dos personagens do livro?Se sim,porque se identifica e como poderia resumir esse personagem para nós?
Gosto muito do Camundo, por termos em comum o desenho, embora as motivações dele sejam bem diferentes das minhas! E também de Cindina Lopez, uma menina muito atrapalhada, mas que sabe superar medos.

6- Para você,qual a importância das redes sociais e blogs para com autores e suas obras?
É vital nos dias de hoje, fazer uso das redes sociais, blogs. Sem internet é muito difícil tornar o livro conhecido. Por tal razão, só tenho de agradecer aos grandes amigos e parceiros que fiz pela blogosfera. Antes do “Camundo” ser aprovado, muitos blogues aderiram a campanhas de publicação. Sou muito agradecido ao Rafael Schiabel, Marcia Rios, Marcia Paiva, Venilton Matos, e Patrícia Algayer que propalaram o livro aos quatro ventos. E, claro, a você, que me concedeu este espaço!

7- Você tem um gênero de livros preferidos?Poderia citar algum de seus livros favoritos?
Olha, essencialmente gosto muito de fantasia e mistério, mas também qualquer bom  livro que tenha um história que prenda, não importando o gênero. Alguns livros que me marcaram: “A Ilha do tesouro”, “O médico e o monstro”, “Aventuras de Alice no país das maravilhas”, “O livro negro dos segredos”, “O signo dos quatro”, “Martin Éden”, “A mulher do viajante no tempo”... ufa! Acho que são tantos.

8-Há projetos de novos livros além de Camundo?
Tenho alguns projetos que venho trabalhando. Um se chama “O ladrão de destinos” sobre uma menina sonâmbula que é acusada normalmente de coisas que acredita não ter feito. E outros, como “O homem que morria demais”, “A escama do dragão”, e uma continuação para o “Camundo”.

9-Agora vamos fazer  1 “bate-bola”:
Comida predileta:  Massa!
Música preferida:  Um bom pop rock!
Livro Preferido:  O que estiver lendo (e gostando) no momento.
O que gosta de fazer em tempos livres?: Passear
Alguma mania?:  Assistir a seriados antigos.
Literatura pra você é: Poder dizer coisas que sinto, através de um megafone (?)!

10 –Queria primeiramente agradecer pela entrevista, o Nanuka foi sempre muito simpático e atencioso  com o “Leia 1 Livro” e com todas as pessoas da blogosfera!Obrigado por ceder essa entrevista para nós! =D  Por último,deixe algum recado para os leitores do blog,e fale um pouco sobre “Camundo”.
Eu que devo agradecer a oportunidade, Caio!
Aos amigos do “Leia 1 Livro”, espero gostem  do “Camundo”!  (Um segredo...) Dizem que ele está por ai, mesmo com 101 anos, desenhando coisas incríveis, embora acredite que a melhor forma de mudar o futuro, seja mudando a si mesmo!
Abração! 

Adorei a entrevista! *-* Comente o que acharam! ;D

0 comentários:

Nós Apoiamos

BANNER PARA PARCEIROS!

BANNER PARA PARCEIROS!
Quem quiser atualizar pode também! ;D
Tecnologia do Blogger.

Os que adoram Ler 1 Livro

FOLLOW US

Follow Leia1Livro on Twitter

Quer ler sobre...

Arquivos Leia 1 Livro

NANOCONTOS

Populares